Close
Logotipo da Kiva
Kiva + Atlassian

Qualquer ferramenta que seja intuitiva e ajude as pessoas a se conectarem é inestimável. A gente é uma força de trabalho global e a Atlassian ajuda a gente a permanecer em sincronia enquanto o trabalho assíncrono é realizado. Foi uma grande vitória para a gente.

Globo
(Visualização) lado a lado do avatar
(Visualização) lado a lado do avatar
Cubo flutuante

Serviço

Backlogs de defeitos e tempos de resposta e resolução reduzidos

Entrega

Redução de meses para dias

Transparência

Visibilidade em tempo real de dados e decisões em toda a empresa

Setor

Sem fins lucrativos; serviços financeiros

Localização

São Francisco, CA

Número de usuários

145


Microempréstimos, impacto macro: como a Kiva colabora para financiar ambições com a Atlassian

A missão da Kiva, fundada em 2005, é ajudar a financiar as ambições de comunidades carentes por meio de microempréstimos com financiamento coletivo. É bastante complexo o gerenciamento do processo de empréstimos, que envolve mais de 4 milhões de mutuários e mais de 2 milhões de credores em 77 países. A plataforma centralizada de gerenciamento de trabalho da Atlassian ajudou a Kiva a aumentar a colaboração, a visibilidade, a velocidade e o engajamento dos funcionários e ainda ampliar o impacto dessa força internacional do bem.

A ambição é mais do que um sentimento – é uma força. Cada um tem objetivos e sonhos únicos, mas trabalhar juntos permite que a gente conquiste coisas maiores do que seria possível sozinhos. Foi essa crença que uniu a Kiva e a Atlassian para liberar o potencial das equipes da Kiva, para que elas possam fazer o mesmo por outras pessoas em todo o mundo.

A Kiva foi fundada em 2005 com a missão de expandir o acesso financeiro e ajudar comunidades carentes a prosperar por meio de empréstimos de financiamento coletivo apoiados por indivíduos em todo o mundo. Esse capital permite que mães como Salao, no Camboja, abram uma cafeteria móvel e alimentem sua família, que estudantes como Meerim, no Quirguistão, tenha acesso à educação e pessoas como Pamela, em Nairóbi, canalizem suas próprias lutas para apoiar os necessitados.

É fácil entender como os microempréstimos mudam vidas, mas gerenciar o processo de empréstimo e financiamento está longe de ser simples. Com mais de 4 milhões de mutuários e mais de 2 milhões de credores em 77 países e esse número crescendo a cada dia, a empresa da Kiva se tornou cada vez mais complexa. Ela precisa das pessoas, dos processos e das plataformas certos para impulsionar o sucesso de suas empresas sem fins lucrativos. Com a Atlassian como seu sistema de gerenciamento de trabalho, a Kiva aumentou a colaboração, a visibilidade, a velocidade e o engajamento dos funcionários – contribuindo para uma força ainda maior do bem em todo o mundo.

A Atlassian atua como um centro de gravidade natural que atrai as equipes”.

Matthew Flaming
Chefe de Engenharia

Promovendo a colaboração com uma plataforma multifuncional

Em 2005, a Kiva começou fazendo alguns microempréstimos para mulheres em Uganda, apoiados por credores da área de São Francisco. Agora, ela ajuda a financiar um novo microcrédito em algum lugar do mundo a cada dois minutos.

Muitas startups vivenciam dificuldades de crescimento quando crescem rápido dessa forma. Para a Kiva, o processo foi ainda mais complicado devido à natureza de seu trabalho: uma empresa híbrida de serviços financeiros sem fins lucrativos com raízes no ramo de tecnologia. À medida que a empresa expandia sua equipe e seu alcance, ela precisava de uma maneira melhor de integrar novos funcionários e voluntários, ganhar visibilidade em todos os silos, trabalhar com mais inteligência e entregar mais rápido. Desde que a Kiva implementou a Atlassian em 2007, Matthew Flaming, Chefe de Engenharia, diz que os funcionários de toda a empresa (chamados de “Kivans”) adotaram as ferramentas como “a espinha dorsal” de seu trabalho.

“O Jira e o Confluence estão entre as principais ferramentas que a gente usa para coordenar o trabalho, acompanhar as ideias e entender o status dos projetos”, diz Matthew. A equipe de engenheiros e demais partes interessadas da Kiva usam o Jira em todo o espectro de desenvolvimento e gerenciamento ágeis de produtos: transformar o feedback dos usuários em epics, histórias e tarefas; coletar solicitações de funções e correções de bugs; e gerenciar backlogs de projetos futuros. Eles também conectam os tickets do Jira às páginas do Confluence para dar mais detalhes a histórias e tarefas. Com essas ferramentas, as equipes podem trabalhar de forma iterativa e independente, mas mantendo a sincronia. “O Jira é o que a gente usa para ter visibilidade do que a empresa inteira está fazendo. Em nível macro, também é como os fluxos de trabalho são gerenciados e o trabalho distribuído entre as equipes”, diz Matthew.

Sem ferramentas como a Atlassian, a gente seria um grupo de pessoas ambiciosas que querem causar impacto, espalhadas em diferentes direções. A Atlassian permite que a gente tenha um entendimento compartilhado onde isso não seria possível e trabalhar como uma equipe com um conjunto de metas e uma realidade compartilhada”.

Matthew Flaming
Chefe de Engenharia

Uma solução que fala a língua de todos

Além da engenharia, os Kivans em toda a empresa também usam o Confluence para documentar e armazenar informações em um local centralizado. “O Confluence é sobretudo a fonte única de informações, com documentação de todos os fluxos de trabalho internos e externos com mutuários e parceiros de crédito. É na memória institucional onde as pessoas encontram respostas para suas perguntas e acessam a sabedoria de pessoas do passado”, explica Matthew. A Kiva ainda convida novos contratados a fazerem edições e acréscimos às páginas à medida que passam pela integração para aumentar a biblioteca viva da empresa, ao mesmo tempo em que reforça aos novos Kivans que sua voz é importante.

Deepika Hearn, Gerente Sênior de Marketing de Aquisição, acrescenta que o Confluence foi um “divisor de águas” para as equipes em toda a Kiva. Por exemplo, seus colegas de marketing confiam muito na ferramenta para colaborar uns com os outros, documentar processos e monitorar o desempenho em campanhas de marketing. “Com o Confluence a gente pode voltar no tempo e entender as nuances de cada campanha anterior – os desafios, as metas, os processos e os resultados – para que não seja necessário reinventar a roda todas as vezes”, diz Deepika.

Quando grupos multifuncionais trabalham juntos, como os colegas de trabalho de Deepika no marketing e de Matthew na engenharia, Matthew diz que “a Atlassian atua como um centro de gravidade natural que atrai as equipes”. Os Kivans colaboram usando o Confluence para documentar e compartilhar informações, o Jira Service Management para solicitar serviços uns aos outros, o Jira para levar os projetos adiante e o Statuspage para indicar o status do sistema e comunicar incidentes. “As equipes têm muita autonomia. A Atlassian é a 'língua franca' e o fluxo de trabalho multifuncional entre as equipes”, explica Matthew. “É a forma como elas se conectam para reunir o trabalho e fornecer informações sobre o que está sendo feito. E, quando há uma tarefa que abrange mais de uma equipe, isso muitas vezes é feito vinculando ou repassando tickets entre as equipes.”

A Kiva integrou a plataforma Atlassian com outras ferramentas essenciais para simplificar os fluxos de trabalho e a comunicação. Por exemplo, a TI integrou o Jira Service Management com o Slack para que os funcionários possam enviar e gerenciar tickets de suporte no chat. Os engenheiros também conectaram o Jira com o Jenkins, o Github e o Miro para impulsionar o trabalho de desenvolvimento. Além disso, os funcionários da Kiva podem incorporar o Planilhas Google ao Confluence para facilitar a pesquisa de planilhas.

Passar menos tempo pesquisando e alternando entre ferramentas proporciona mais tempo para trabalhos significativos. Deepika diz: “A Atlassian… ajuda a gente a concentrar tempo e esforços na promoção da missão, em vez de procurar informações”.

A Atlassian foi um divisor de águas, pois ajuda a gente a concentrar tempo e esforços na promoção da missão, em vez de procurar informações”.

Deepika Hearn
Gerente Sênior de Marketing de Aquisições

Uma plataforma, uma realidade compartilhada

Embora as equipes da Kiva usem os produtos da Atlassian de várias maneiras, o Diretor de Comunicações Brit Heiring diz que ter ferramentas centralizadas e integradas melhorou a comunicação e o engajamento em todos os setores. “Qualquer ferramenta que seja intuitiva e ajude as pessoas a se conectarem é inestimável. A gente é uma força de trabalho global e a Atlassian ajuda a gente a permanecer em sincronia enquanto o trabalho assíncrono é realizado. Foi uma grande vitória para a agente”, diz ela. “Por exemplo, ao compilar informações para eventos e anúncios por meio do Confluence, além de uma variedade de outras ferramentas, a comunicação interna aumentou em toda a empresa. Iniciativas como essas estão mostrando os primeiros sinais de sucesso, como o aumento do engajamento dos funcionários de 74% para 78% nos últimos oito meses”.

Quanto mais engajados os funcionários estiverem, mais diferença eles vão fazer juntos. “Sem ferramentas como a Atlassian, a gente seria um grupo de pessoas ambiciosas que querem causar impacto, espalhadas em diferentes direções”, diz Matthew. “A Atlassian permite que a gente tenha um entendimento compartilhado onde isso não seria possível e trabalhar unida com um conjunto de metas e uma realidade compartilhada”.

Como Matthew ressalta, os Kivans (e os mutuários que eles atendem) nunca tiveram falta de ambição – mas a ambição não é o único ingrediente para o sucesso. Com as ferramentas certas de gerenciamento de trabalho para complementar os funcionários dedicados e seus processos ágeis, a equipe da Kiva está colaborando mais do que nunca para causar um impacto ainda maior em todo o mundo.

Kiva
Logo da Kiva

Acesso financeiro aberto a todos

Blog

Saiba como a VMLY& R usa o Confluence como fonte única de informações em suas equipes distribuídas

Fundação Atlassian

Retribuição: compromisso de 1% de impacto